O projeto de  Urko Sanches Architects , situado em  Tudor Creek, Mombasa-Quênia, a 2ª maior cidade do país, com um clima tropical de savana e cheia de rios, com localização privilegiada no cais da cidade, chama a atenção pela capa de moucharabiah (muxarabiê), que busca privacidade, ventilação natural, proteção térmica e entrada de luz suficiente.

Todos os 14 apartamentos tem contato com a natureza, com vegetação abundante, toda preservada, com vista panorâmica muito agradável sobre o rio e integração com o entorno.

Como a queda é acentuada e para que nenhum apartamento perdesse a vista para o rio, foram construídas três casas com pátios separados, uma sobre a outra. O acesso a estes pátios é possível através de escadas laterais que descem até o rio, chegando até uma academia e uma piscina infinita.  A distância medida dos vizinhos e da estrada dá ao edifício um impacto bem ponderado, para que ele esteja presente, mas não esmagando o cenário.

Um bio digester trata a água do prédio antes de liberá-la para o riacho e existe uma  coleta de água da chuva para cuidar do jardim.

Você conhece Urko Sanches?

Nascido e criado em Madri, Espanha, Urko Sanchez iniciou seus estudos arquitetônicos em 1988. Sempre amou viajar, esteve em 40 países, as viagens, as cores, a arte, as culturas, formaram sua arquitetura. Antes de formar, Urko começou a participar de diferentes empreendimentos arquitetônicos com ONGs na Espanha e na Nicarágua. “colaborando em vários projetos como voluntário, uma das primeiras tarefas foi na fronteira da Somália e do Quênia. Houve muita adrenalina nesses primeiros anos. “Urko continuou a oferecer sua experiência em diferentes zonas de conflito, incluindo Bósnia, El Salvador e Angola, onde passou dois anos. Sua participação sempre girou em torno do campo da arquitetura, construção de acampamentos, escolas e clínicas. Então Urko foi para uma ilha ao largo da costa da África Oriental e se apaixonou. “Lamu era uma pausa completamente pacífica de todos os países de conflito alto em que eu trabalhava.” Decidiu montar uma base lá com a idéia de viver nesta ilha e ir para lugares diferentes para trabalhar.
A Urko Sanchez Architects é apaixonada pela melhoria social, com projetos que visam as comunidades desfavorecidas com intervenções necessárias e inovadoras. Têm sede no Quênia e na Espanha, mas realizam projetos em toda a África Oriental .

A empresa está profundamente comprometida com a gestão ambiental e para cada projeto considera as raízes culturais e como o  edifício será melhor integrado ao seu ambiente; a visão, os materiais indígenas e o fluxo dos arredores.

http://urkosanchez.com/en/studio.php

https://www.archdaily.com/877195/tudor-apartments-urko-sanchez-architects