Quem  foi a Paris depois de 1973, conhece a Montparnasse Tower , com  210 metros de altura, monolítico, como se fosse uma enorme pedra de vidro preta,  foi o edifício mais alto de Paris até 2011 e  é  um dos lugares mais famosos de Paris, mas famoso pelo motivo errado, do topo você pode ter a melhor visão de Paris e da Torre Eifell.

Em 1975 uma lei restringiu a construção de edifícios para somente sete andares, pois a torre MONTPARNASSE é duramente criticada por destoar de toda PARIS e  tem sido considerada intrusa na cidade, um edifício todo de vidro numa cidade tão clássica, acabou  recebendo o apelido de cicatriz de Paris.

O que fazer? Demolir?

O incomodo era tanto que no ano passado o dono do prédio organizou um concurso internacional para renovar a torre.Muitas mentes começaram a pensar numa solução para este edifício.

Mais de 700  escritórios se apresentaram e sete foram escolhidas para apresentarem propostas, uma delas foi a  MAD.

O projeto do  MAD sob liderança de Ma Yansong, apresentou o “Mirage” que  utiliza a o conceito da concavidade para criar uma ilusão ótica, com painéis de vidro na fachada, posicionados em diferentes ângulos, o edifício em si se configura como um espelho.

O projeto cria uma miragem da cidade de Paris, mas de cabeça para baixo, como se estivesse flutuando no ar.

O projeto procura estabelecer uma nova perspectiva para reavaliar e pensar sobre como a sociedade pode coexistir e interagir com a torre e seu meio ambiente, proporcionando novos significados para as pessoas”.

O arquiteto e engenheiro  nascido em Pequim Ma Yansong é reconhecido como uma voz importante na nova geração de arquitetos com  visão para criar um novo equilíbrio entre a sociedade, a cidade e o meio ambiente através de novas formas de arquitetura e  tem explorado com o público os valores culturais das cidades e da arquitetura.  Considerado uma das  “10 pessoas mais criativas em arquitetura em 2009”.

 

Fonte

http://www.archdaily.com.br/br/880188/mad-apresenta-mirage-um-projeto-de-renovacao-para-a-torre-de-montparnasse-em-paris