A tela mosquiteira para proteger contra a malaria.

A área de lavanderia, cozinha e banheiro ficam na área externa sempre.

 

 

DCIM102MEDIADJI_0011.JPG

 

Quando morei em Maputo – Moçambique, gostaria muito de auxiliar  na questão de moradia da cidade mas como estrangeiro nos deparamos com muralhas de burocracia, mão de obra e aprovação de chefes de bairro.

Mas navegando pelo internet esta semana me deparei com uma noticia muito boa, a  Archdailly  mostrou que um Johan Mottelson & Jørgen Eskemose cumpriu esta façanha. Estes profissionais são   do Instituto de Arquitetura e Paisagem Kadk – dinamarquesa de belas artes – Escola de Arquitetura, Desenho e Conservação – a ONG Moçambicana Estados e Architects without Borders da Dinamarca puseram a mão na massa e construíram.

A tela mosqueteira é uma proteção contra a malaria muito comum na região.

O projeto se desenvolve com uma sequencia de moradias enfileiradas de baixa densidade e altura, são 6 casas onde residiria uma  só família, demonstrando como o espaço pode ser utilizado de maneira mais econômica.

As moradias seguem a cultura local, contando com uma pequena área ao ar livre com cozinhas privativas, como usam carvão ja foram colocados fogão a gas para que façam a transição para não contaminarem o ar e evitar o desmatamento. Os banheiros são externos e também as  instalações de lavanderia .

Foram usados blocos de terra comum na região, deste modo o uso de energia na construção foi reduzido.

Isto mudará a vida de poucas pessoas mas se continarmos contribuindo pode mudar a realidade de muitos.

Abraços

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/899219/residencia-compacta-nos-assentamentos-informais-de-maputo-casas-melhoradas