Vida de arquiteto é o tempo todo “Organizar”, onde chega já olha o ambiente e começa a observar que aquele lay out não está bem pensado, e começa na sua mente a mudar as peças de lugar. E se olha uma parede de tv cheia de fios pendentes? Ai que um sofrimento! É como dentista, conversa com qualquer pessoa observando os dentes, se estão tortos, se precisa de uma faceta ou aparelho…. Creio que isso acontece em todas as profissões.

Na minha casa se uma gaveta ou armário está desorganizado, isto me trás um estresse toda vez que passo por ali, começo a ficar irritada, sem entender bem porque,  até que um dia paro para organizar tudo e a sensação é de alma lavada, de descanso,  tudo fica mais fácil, agora consigo encontrar tudo.


Cresci numa família de 10 filhos, onde organização era quase impossível, e eu era a mais velha das mulheres quando ouvia a frase “tem visita” eu saia enlouquecida organizando camas, tirando objetos do caminho, mas não dava tempo, a visita já estava lá dentro da casa, então  já  era natural na minha vida organizar. Casei e continuei organizando, chegava na casa de minhas filhas e me preocupava em organizar, mas nunca percebi que isto era uma qualidade, apesar de ouvir de uma das minhas filhas: Mãe seja organizer, você nasceu para isso!

Chegou um dia que fiz a reforma de uma clínica e na limpeza final  organizei tudo minuciosamente,  como faço naturalmente. A cliente ficou admirada :Como você  organizou tudo e principalmente o armário, você é muito detalhista!

Isto me  incentivou a trabalhar com organização sério como profissão. Ser organizada é  qualidade de vida e me trás  prazer de ver cada coisa no seu lugar.

Minha próxima empreitada é organizar um escritório, que está entupido de documentos  desde uma mudança de um lugar muito maior para este menor, ele foi ficando de lado mas  que toda vez que é preciso achar um documento é um sofrimento.

Este escritório é pequeno para tantos papéis, e fica no quarto do casal,  especificamente num armário de canto de baixo da janela.  Na parte superior tentarei deixar a superfície livre, apenas com o essencial para uso do lap top.

Foi cansativo, separar, etiquetar, colocar em caixas com etiquetas visíveis, mas o resultado é duradouro e faz um bem! Até respiro melhor, que elívio! Agora posso ligar e dizer pegue a certidão na caixa branca do lado esquerdo, porque sei que esta lá. Organizar é ganhar tempo para viver.