Marcel Breuer desenhou a cadeira B32 que ficou conhecida como “Cesca”  em homenagem à filha do arquiteto, Francesca.

Esta cadeira se tornou um ícone modernista, considerada revolucionária no quesito de mobiliário doméstico e até hoje é fabricado em várias partes do mundo, sendo por isso item indispensável em qualquer lista sobre cadeiras famosas.

Leve, funcional e conveniente, usava madeira de faia e aço tubular em balanço, baseado nas propriedades de tração do tubo de aço, tornando-o flexível e atendendo ao desejo de Breuer de que “as cadeiras devem nos fazer sentir como sentados em colunas de ar.”

DIMENSÕES DETALHADAS Altura do Assento: 45 cm.
ESTRUTURA Em tubo de aço inox polido.
ASSENTO Em madeira eucalipto proveniente de reflorestamento e palha natural trançada.
CORES Disponíveis nas tonalidades: Natural, castanho e ebanizado.
ANO DE CRIAÇÃO 1928.
OBSERVAÇÕES Por se tratar de um produto natural as madeiras podem ter leves alteração na tonalidade. | Peso máximo suportado: 120 kg.

Três anos antes de Breuer projetar a Cesca, o arquiteto Walter Gropius projetou um edifício para a escola Bauhaus em Dessau- Alemanha. O prédio se caracterizava por uma série de varandas suspensas com aço tubular. Os dois trabalharam juntos e a visão de simplicidade no projeto era importante na Bauhaus.

“O nosso princípio orientador é que o design não é nem um assunto intelectual nem material, mas simplesmente uma parte integrante das coisas da vida, necessidade para todos em uma sociedade civilizada.” Walter Gropius Arquiteto diretor da Bauhaus.

https://www.essenciamoveis.com.br/cadeira-cesca-sem-braco

http://www.atelierclassico.com.br/blog/cadeiras-famosas-que-marcaram-epoca/

http://revistadecorar.com.br/wp-content/uploads/2014/05/4_alto_DSC63261.jpg

https://www.essenciamoveis.com.br/image/cache/data/cadeira-cesca-com-braco/cadeira-cesca-com-braco-02-1000×856.jpg