Como ensinar minha neta a ser organizada com seus brinquedos?

Resposta de Clara Fagundes:

Minha filha de 4 anos é razoavelmente organizada e o que venho notando é o seguinte: à medida que a criança cresce e acumula muitos brinquedos, fica difícil organizar… Tenho tido dificuldade até com o rodízio. O ideal é manter um número pequeno de opções disponíveis, mas fica custoso quando a criança cresce e consegue pegar tudo o que deseja. Será que sua neta não tem opções demais disponíveis?

O ambiente facilita e favorece a organização?
Noto também que minha filha se motiva mais a arrumar quando tem ajuda. Ela também me ajuda. Acho válido pensar nisto como atividade familiar, por mais que a criança tenha certa autonomia.

Resposta de Soraia Andreia

Nesta  idade de 3 Anos  é natural, precisar de ajuda para arrumar seus brinquedos, as crianças aprendem muito através do exemplo.  Ta bom, vamos começar a organizar os brinquedos como exemplo.

  • Separamos um lado do armário com prateleiras baixas para os brinquedos da Rachel, de acordo com os interesses particulares dela e substituimos os brinquedos não utilizados e guardamos por um tempo.

Colocamos 4 cestos,  o1º com bonecas, o 2º  com instrumentos musicais, o 3º  com peças pequenas, e o  4º  com a cozinha em miniatura.

  • Mas mesmo assim a Rachel bagunçou tudo de novo.

  • Como fazer então?

  • Pela resposta da Soraia notei que ela tem muitas opções disponíveis, ainda! De acordo com Gabriel Salomão temos que ter no quarto 5 a 6 brinquedos somente! E também deve ter outros cestos com poucos brinquedos na sala, cozinha e varanda por exemplo.

É mesmo? Sim só assim conseguiremos  deixar tudo organizado. Vamos tentar então.

  • Ela também tem muitos livros que não cabem na sua estante, livros que ela ama, mas precisamos separar os que não são mais da sua idade.

  • É importante colocar uma etiqueta com fotos que identifique os brinquedos que estão dentro do cesto ou caixa.

    .Ajuda-la na atribuição de rotulagem dos brinquedos.

  • Ensina-la como os brinquedos devem ser arrumados, isso me parece difícil, mas como ela é esperta e se fizermos com carinho vai dar certo, é um desafio!

  • Permitir que a criança participe da limpeza dos brinquedos e suas prateleiras.

  • Oferecer uma bancada, uma área tranquila em que a criança aprende a se concentrar e trabalhar – sem se distrair com a mídia televisiva ou digitais.

  • Esconder as caixas de armazenamento de brinquedos noutro cômodo ou armário porque se ela souber que está lá em cima, vai pedir com uma carinha tão triste que você vai tirar e ela vai dizer: olha que lindo este! E este que saudade! Mas logo vai esquecer deles novamente.

  • Os  cestos facilitam o transporte do materiais de forma organizada e a criança aprende que cada coisa tem o seu lugar.

  • Respeite o ritmo da criança! Se ela foi capaz de guardar uma única peça de brinquedo dentro da sua caixa correspondente, valorize esse movimento e guarde o resto sem deixar acumular e sem exigir da criança algo que ela ainda não assimilou. Se a criança já demonstrou condições de guardar mais de uma peça estimule ela a fazer o que ela já é capaz de fazer! O segredo é observar o que já foi assimilado e nem exigir pouco nem demais!

  • O tapete também é usado, a criança abre e ali é o mundinho dela, o espaço só dela, ela coloca os seus brinquedos e depois guarda e enrola o seu tapete.

  • Esta fase é importante porque a personalidade da criança esta sendo formada e definirá quem ela será quando crescer, vale a pena dar atenção.

 

 

FONTES: http://descobertadacrianca.blogspot.com.br/2014/12/organizacao-e-selecao-veja-algumas-de.html?m=1

http://descobertadacrianca.blogspot.com.br/2014/09/ambiente-preparado-22-meses.html?m=1

https://montessoriaquiemcasa.com.br/2017/03/24/como-fazer-um-rodizio-diario-de-brinquedos/

Links maravilhosos que explicam todo o passo a passo (por idade) de como manter o ambiente montessoriano organizado!
http://www.pinayhomeschooler.com/2015/12/how-i-organize-and-store-materials.html
http://www.raisingsmallsouls.com/getting-kids-organized/

blog: http://montessoriefamilia.blogspot.com.br/2012/05/como-ensinar-as-criancas-guardar-os.html

*http://howwemontessori.typepad.com/how-we-montessori/otiss-montessori-room/
*http://playathomemom3.blogspot.com.br/search/label/Environment

caixa: https://www.youtube.com/watch?v=UBTvRnF2hBw

http://organizzeconsultoria.com.br/tag/brinquedos/