Começamos uma reforma simples de um apartamento para uma decoração, usaríamos mão de obra somente com pedreiro, elétricista, gesseiro, pintor, marmorista e bombeiro, mas administrar esta turma não é fácil.

Elétrica

Bom, com o projeto luminotécno em mãos, o eletricista foi o primeiro a entrar na obra, ele começou a  marcar e puxar os pontos elétricos para os locais corretos, fez novos rasgos na parede para arandelas e passar toda a fiação pelos conduítes.

Pré-Instalação de Ar Condicionado

É muito importante executar esse serviço antes de iniciar os trabalhos de gesso na obra, assim é possível tirar partido do gesso para esconder a tubulação do ar, seja com um forro rebaixado, com um pilar ou até mesmo um contra a parede.

Pedreiro

Algumas coisas que podem ser feitas antes do gesso: logo de início tivemos que retirar uma parede divisória da cozinha para aproveitar o espaço para armários, em apartamentos pequenos cada cm é precioso. Também tivemos que trocar o tanque e a bancada da pia por outra de silestone.

Gesseiro

Feitos todos os serviços anteriores é hora do gesseiro entrar na obra. Como faz muita sujeira e tem muita gente, escada, andaime e ferramenta na obra, foi necessário proteger todo o piso com papelão.

Para embutir a iluminação rebaixamos o teto cerca de 15 cm pois fica mais fácil prever o que passará  entre o forro de gesso, usando lâmpadas led fluorescente que são econômicas, diminuem o aquecimento e não ofuscam tanto como a iluminação convencional.

Colocamos recortes para cortineiros que embutem os trilhos das cortinas e  recortes para ventilação necessária dos aparelhos de ar condicionados. Depois que o serviço do gesseiro estiver terminado, o eletricista deve retornar e fazer os cortes necessários no gesso para instalação das luminárias.

Pintor

Agora é a hora do pintor entrar, como o forro é todo novo é  preciso ser todo emassado, isto é passar massa corrida para alisar bem e  lixar  .

Esta é a primeira etapa, as próximas serão colocação de papel de parede, instalação de marcenaria e compra de móveis, a parte mais gostosa da decoração propriamente dita.

Deixo aqui uma foto da arandela escolhida para dar as boas vindas logo na entrada, ela é preta por fora e ouro por dentro, um charme, adorei!