Olá meus amigos,
esta semana bateram a minha porta dois senhores perguntando quem fizera minha casa. Um deles queria construir e o outro  morava aqui perto e disse que começara sua obra junto com a minha e a dele ainda estava no tijolo, por isto indicava o meu conceito de construção.  Fiquei feliz porque para nós a casa havia demorado muito para acabar, o que  eu esperava fazer em  3  meses demorou 6  meses de steel Frame, nisto me decepcionou muito, a equipe não tinha a velocidade esperada, mas isto é geral porque o Brasil ainda não tem mesmo mão de obra especializada.

Contudo a construção foi limpa, mais rápida que a convencional e sem stress, só que chega a hora do  acabamento você volta a depender do nosso amigo pedreiro, apesar de que os pintores, eletricistas e ceramistas foram muito eficientes.
 Outra questão muito importante foi o preço, o brasileiro é muito preconceituoso e sempre fazia a pergunta: … mas é muito caro?  Na verdade no 1o momento o custo ficou da ordem de  20% a 30 % mais cara mas, mas o conceito supera  muito no desperdício e ganho de tempo, mesmo tendo demorado mais que a propaganda diz.
A acústica ainda esta sendo testada, não sei se é porque a casa ainda não esta mobiliada, mas consigo escutar sem discernir totalmente a conversa do quarto ao lado, mas fechando a porta de PVC da CLARIS, não ouço nem a TV ligada. O segredo é que colocar placas OSB nas paredes que estão diretamente ligadas à do outro quarto ao lado. Nos demais quartos existe um banheiro e como nestas áreas molhadas é colocada a parede de Placa Cimentícia para receber o revestimento ceramico, a acustica ja esta resolvida. Lembro-me que fiquei muito preocupada com o isolamento acustico porque minha filha morou num apto que tinha todas as paredes de dry wall e era inacreditável, se ouvia tudo na casa inteira, porque não tinha mesmo nenhuma proteção acústica. Vejam bem as grandes construtoras estão acabando com o Sistema Stell Frame, porque querem baixar custos e por isto não colocam a placa OSB,  placa Cimentícia e  nem a Manta de lã de rocha para baratear os custos, além de usar material de má qualidade e usarem  mão-de-obra desqualificada sem prestar atenção com a tecnologia.
Queria também esclarecer que minha casa foi feita com sistema misto, Estrutura Metálica e Stell Frame e que não me arrependo porque o Eng Carlos Borille foi espetacular, e a obra fico bonita, mas se você quiser baixar os custos  faça tudo em Stell Frame porque as paredes podem ser auto portantes, e o importante já é   projetar seguindo toda a modulação das placas de Gesso Acartonado, OSB e  Placa Cimentícia para  evitar cortes, já sai tudo industrializado e com o jeito brasileiro utilizar técnica  e arte sem perder  a graça do projeto arquitetônico.
Estive nos Estados Unidos no mês passado e vi todas as construções das cidades em  Wood frame ou Stell Frame e fiquei pensando: como que o país mais rico do mundo constrói assim e nós queremos casas de tijolo? Via como era simples e rápida a construção, e a manutenção era um show, super eficiente, porque eles tem quem faça, gente  muito bem preparada, com maquinário completo. Fiquei admirada com a resposta imediata a um pedido de manutenção e a como fazem tudo sem perturbar sua vida.
Esta semana estou comprando as plantas para dar aquela graça na casa, emoldurar, trazer vida, veja acima  a minha jabuticabeira já dando frutos, isto não é uma satisfação deliciosa!
 Abraços meus amigos, continuem escrevendo para mim.